NASTENKA NA CAMPANHA CONTRA O CÂNCER DE MAMA!

<table border=”0″ align=”center”><tr><td>http://www.cryd.com.br/relogios-feitos-em-flash/swf/11-09/214.swf</td></tr></table>

214 – Câncer de mama no alvo da moda

 “GRAÇAS A DEUS EU NÃO ESTOU SOZINHA NESSA LUTA, ELAS ESTÃO COMIGO NESSA! SOMOS MAIS DO QUE HEROÍNAS…!”

“NÃO TENHA VERGONHA E NEM MEDO!”

CAMPANHA CONTRA O CANCER DE MAMA

“NÃO DE AS COSTAS, NÃO SEJA COVARDE! VIRE-SE, E SE TOQUE…E SE CUIDA!”

PRIMEIRO SE OLHE NO ESPELHO…RESPIRE FUNDO, SE ENCHA DE CORAGEM, ENCARE A VERDADE E SE TOQUE…

DEPOIS…NÃO ESCUTE MAIS NINGUÉM…A NÃO SER O SEU MÉDICO. CASO NÃO TENHA UM MÉDICO CERTO,VÁ A UM POSTO DE SAÚDE MAIS PRÓXIMO E EXIJA UM…

É UM DIREITO SEU!

“LEIA COM ATENÇÃO TUDO ABAIXO!”

“UMA PEQUENA HOMENAGEM AOS MÉDICOS, ASSISTENTES SOCIAIS E ENFERMEIROS QUE ME SOCORRERAM E FORAM PARA MIM NÃO SOMENTE PROFISSIONAIS NA MEDICINA MAS TAMBÉM ANJOS DA GUARDA, UNS FOFOS!”

“VOU COMEÇAR PELO PRIMEIRO QUEM ME EXAMINOU…E DEU O DIAGNÓSTICO DA DOENÇA:”

MÉDICO MASTOLOGISTA DO HOSPITAL SAÚDE DA MULHER: (EM SÃO GONÇALO NO HOSPITAL LUIZ PALMIER-PRAÇA ZÉ GAROTO)

DOUTOR ANTONIO  ACCETTA NETO: que preocupado comigo, mandou sua assistente Monique correr atras de mim até o ponto de onibus…para me encaixar no dia seguinte para uma biópsia.

Obrigado doutor ANTÔNIO ACCETTA... SEM VOCÊ ALI NÃO SEI O QUE OU COMO FARIA…TUDO FICOU MAIS FÁCIL EM MINHA VIDA.

“MINHA HISTORIA E A DESCOBERTA”

“me sentia sozinha numa luta solitária,não queria dizer nada a ninguém…até ter a certeza, isso durou uns 2 anos, já que eu comecei a correr em 2010, se eu tivesse um plano de saúde muito bom, sei que não demoraria tanto a ter a certeza de uma desconfiança de quase 6 anos, tudo é ruim no sus, exames que levaram uns 3 meses…esses por incrível que pareça dava alívio. Alguns demoravam tanto como o de sangue que não valia mais, tinha que refazer como eletrocardiograma, ai vinha um outro que levava uns 3 meses para marcar e mais 3 meses para pegar resultado!!! É gente!!! Infelizmente assim é a verdade.”

A gente nunca acha que um dia isso vai nos acontecer, principalmente porque essa doença para mim tinha sinal de ser hereditária, afinal na minha família não existia caso de câncer,(a não ser minha madrasta a quem eu chamo de mãe), amamentei meus 2 filhos por longo período, ainda menstruo, vida sexual ativa, fumo sim mas não sou de beber. Faço exercícios físicos pois afinal sou prof. de dança na modalidade jazz e dançarina do ventre. Fazia o preventivo todo ano.

Tinha passado por uns 2 médicos do sus entre 2006 e 2008, fazia o preventivo todo ano e dizia ao tal médico…estou com um carocinho aqui meio estranho, ele então me perguntava: dói? e eu respondia: não, foi um porradão que levei faz  uns 30 dias e desde então me doia no período menstrual e as vezes crescia, o médico dizia sempre que não era nada de mais, que eram glândulas, e que eu tinha displasia mamária. Foi então que eu fui tomando um vidro de vitamina E o qual ele tinha me passado, e sempre dizia para mim quando eu voltava meses depois: voce é muito agitada, nervosa…teimosa isso aí não é nada, esta se preocupando a toa!

E assim convivi com esse  tal “caroço, nódulo ou glândula...” por um período de 6 anos!!!  lembro-me bem, que quando meu filho mais velho completou 18 anos(hoje ele tem 21) aconteceu que eu mandei celebrar um culto de ação de graça na igreja dele (ele é evangélico) e tinha conversado com a esposa do pastor Claudio e na época eu já andava muito nervosa e preocupada com o tal nódulo, tinha feito uma mamografia e nela não tinha aparecido nada ao certo, tudo me irritava e com isso eu perdia a paciência a toa, até no trabalho, eu fazia segredo disso pois eu não queria alertar as pessoas, já que o médico me dizia não ser preocupante. Se eu não tivesse tomado a atitude de ouvir uma segunda e terceira opinião…talvez ficaria ainda ouvindo a cada ano que passava um nome diferente para um “tumor maligno” chamado de carcinoma, que é o nome cientifico do câncer me comendo toda por dentro em silencio!!!

Quando fui encaminhada para o hospital luiz palmier(hospital saude da mulher) com toda a certeza eu sei que foi Deus quem me cutucou para buscar um novo médico e acreditar que tudo daria certo. Chegando ao Hospital Saude da mulher, sei que foi exatamente Deus quem me botou o doutor Antonio Acetta primeiro, ali…naquele dia e naquele momento exato, em que eu estava desesperada atras de um mastologista! Eu sabia que aquelas alfinetadas no seio vez ou outra não eram normais, tinha percebido um nódulo estranho que crescia e começava a deformar um pouquinho meu seio direito, as vezes sumia e no período menstrual ficava imensa.

Eu precisava e pedia a Deus um tratamento decente! Em 5 de janeiro de 2012 fui logo ao posto de saúde perto de minha casa e falei com a enfermeira sobre o tal caroço no seio, ela viu e me ouviu com toda atenção, me encaixou logo para dali a 2 dias, o médico clínico então me examinou e logo me passou um exame de ultrasom e  mamografia. Tudo foi encaminhado para dali a uma semana, como a momografia iria demorar mais de 30 dias…fiz tudo particular, tudo para mim naquele momento tinha que ser rápido!!!  8 dias depois os exames estavam prontos, o médico(clinico) olhou e examinou pela cara dele foi preocupante…me encaminhou para um mastologista!!! No dia seguinte com os exames nas mãos e o encaminhamento…fui ao Hospital Saude da Mulher.

Lá estava ele chegando, com seus passos firmes e seu olhar meio rabo de olho(tímido), passou por mim e foi até a recepcionista e fez um sinal…ela então se levantou  de sua mesa na recepção e foi até a sala dele com as fichas. Seu nome? claro que era ele…DOUTOR ANTONIO  ACCETTA NETO, foi ele quem me fez acreditar que o tratamento era tudo de bom e sem sofrimento, já que eu tinha que agir rápido. Mas mesmo vendo o doutor Antonio chegar com seu olhar calmo e voz suave e firme, levei uns 2 meses para ser consultada por ele. È muita gente na frente, e além do mais mesmo em oração constante o nosso tempo não é o tempo de Deus, tudo tem sua hora e seu momento. Paciência e fé, é tudo nesse momento, não adianta se descabelar. Assim que consegui entrar no seu consultório, ele me examinou, e examinou várias vezes a ultra e a momografia e passou para fazer o mais rápido possível uma biópsia. Quando saiu o resultado da biópsia, eu ja sabia do que se tratava. Era como se Deus me preparasse a dias…

Para mim não foi tão desesperador, eu fiquei calma com a noticia do diagnóstico feito pelo doutor Antonio Acetta, eu já desconfiava do resultado e me preparei muito antes…e durante todo o percurso dos exames. O mais difícil foi a busca pelo mastologista,(mas consegui porque confiei em Deus) foi difícil buscar, achar e esperar ser atendida…(mas consegui porque me esforcei para isso e Deus me amparou)

Meu Deus como eu me desesperei em algumas horas e ate tive vontade de desistir na busca de um médico certo, até achar o doutor Antonio Acetta! Dormi muito na fila, e em meio a essas dormidas em fila…por incrível que pareça fiz muitas amizades…no Hospital Saude da Mulher, levava colchonetes, café, lanche…até uma TV foi colocada na caçada em uma das noites dormidas na fila.(por algum marido)…o pior pedaço que passei foi  aqui mesmo em minha cidade onde hoje é chamado de “Hospital Saúde Da mulher”, rsrsrs.

Numa dessa noites lá no Hospital Luiz Palmier eu cochilando na fila toda enrolada no edredom, mes de maio…muito mas muito frio…eu me imaginava na formatura de meus filhos e vendo eles lindos e orgulhosos recebendo um diploma na faculdade…aí que eu ia mesmo em frente e dizia para mim mesma: eu não vou desistir não, vou conseguir sim…preciso conseguir…nem que eu tenha que ficar aqui durante uma semana! um frio horrível mas eu não estava sozinha não, haviam ali juntas comigo outras mulheres e maridos…todas com os mesmos problemas. Ficávamos lá para no dia seguinte ser atendida! umas 3 vezes passei minha vez para algumas mulheres com casos muito mais graves(uma delas eu mesma vi, a mama toda escura com vazamento de secreção…era uma mulher de uns 35 anos e amamentava) ela chegou depois de mim, por volta de 3 horas da madrugada, e iam dar apenas 10 números, eu era o número 10 . Ja pensou se eu fizesse espera de meses para fazer uma mamografia?  (ainda bem que eu paguei a minha…mas e para quem não pode pagar?) ja bastava a agonia da espera longa de um numero para o mastologista e fazer um exame…chorava lágrimas de desespero quando não conseguia  uma vaga, quando chegava a minha vez na recepção e a menina gritava bem alto: “não tem mais numero para hoje, voltem semana que vem.”  mas eu não desistia e voltava na outra semana…lutei sim para conseguir um bom médico(que foi o doutor Antonio Acetta que me encaminhou para o INCA) e Deus viu meu esforço e logo depois de doutor Antonio me encaminhar ao INCA...tudo foi fácil! Aqui hoje estou contando tudo isso para voces. Mulheres não desistem não. Antes de chegar ao INCA, foi uma longa e sofrida jornada de 2 anos e 3 meses…Hoje tenho o melhor tratamento do Brasil…o INCA.

“NAO DESISTA, SEJA POSITIVA DIANTE DO NEGATIVO”

Eu ouvi muita babaquice de familiares, de pessoas estranhas, de alguns amigos tipo: “eu jamais fico em fila…credo! eu hein?! por isso não procuro serviço público…prefiro pagar!”, mas mesmo pagando um mastologista…pagando cirurgia…como fica o tratamento? nem todo plano de saúde cobre tudo! nem todo mundo pode fazer isso, por isso é importante ficar em filas, pegar números ou até mesmo dormir ao relento pela sua vida! Ouvir conselhos de um bom médico, é importante sim…tente nos endereços abaixo se voce conseguir o encaminhamento, o importante é conseguir uma vaga o mais rápido possível ao tratamento, pois o cãncer é silencioso.

É ruim ter que ouvir: “nossa! esse seu cabelo vai cair todinho, vai ficar careca!!!” “Corta logo esse cabelo!”, Deus me perdoe mas ate parecia praga, olho grande…inveja! perderia tres itens importantes na minha profissão: meu seio, meu cabelo e o meu braço direito, sou professora de dança do ventre!!! de jazz dance!!! cabeleireira!!! como poderia me sacudir…pular…movimentar meu braço direito??? trabalhar em salão de beleza usando meu braço direito, essa gente maldosa e debochada ria entre os dentes… e diziam:”ela esta chamando atenção!” ou  “e so um carocinho!!! “celinha esta sempre com dor de cabeça! (quando não estava a fim de falar com alguém)”, “nem vejo celinha se tratando em médicos..” ou  “duvido que celinha madruga em filas”.(como se eu tivesse que dar satisfações de minha vida diária e íntima)mal sabiam o que passava na minha cabeça, nunca ninguém me perguntou porque eu andava calada e mal humorada, ou até mesmo quando eu me isolava de todos, ou o porque que eu andava tanto em médicos, nem queriam saber o que eu sentia e quando descobriram que eu estava com um “tal caroço”…até duvidavam de mim (o que era pior) sofri calada! Até hoje eu ainda escuto de certas pessoas: você mudou muito desde que descobriu essa doença, esta mal humorada, ignorante, me trata mal, fica calada, nunca sorri e nem se diverte, vive na igreja…GENTE! acontece que minha vida mudou!  As pessoas tem que entender que estar com câncer é uma coisa delicada, é muito fácil quem esta de fora julgar e falar, somente quem passa pela doença é quem sabe. Principalmente para quem fez 2 cirurgias em 30 dias como eu. Primeira cirurgia retirei a minha mama inteira… e na segunda cirurgia as minhas glândulas das axilas, “as sentinelas”( o esvaziamento). Não tenho mais meus cabelos de 80 cm…não trabalho mais com dança, não trabalho mais em salão de beleza…nunca mais poderei mexer com produtos químicos, (por não poder me queimar com as químicas, terei que me proteger com luvas)se for a praia, terei que me cuidar pois não poderei mais me bronzear…(para não me queimar com os raios do sol)nunca mais poderei fazer minhas unhas, pegar peso com o braço direito nem pensar, no fogão…principalmente.Terei que cuidar por toda minha vida muito bem de meu braço direito, usarei luvas de proteção ou um repelente, pois ele nunca mais poderá ser machucado ou mordido de mosquitos, caso contrário ele poderá a vir inchar e se isso vier acontecer o inchaço permanece por longo tempo, aí poderei ficar internada tomando antibióticos. Fiquei sem imunidade. E essa gente que nada sabe ou não esta a fim de saber…ainda quer me ver sorrindo,  quem não tem paciência deve ficar bem longe de mim no momento. Eu não pedi nada disso, apenas fico na fé pedindo a Deus para que eu continue na força da fé.

HOJE MUITAS DESSAS PESSOAS QUE NÃO ACREDITARAM EM MIM, JOGAVAM PIADINHAS, ME CHAMAVAM DE RELAXADA POR NÃO SABER QUE EU JÁ BUSCAVA UM MÉDICO…DE LENTA SEM SABER QUE INFELIZMENTE O SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE É LENTO, POR NÃO SABER DE NADA O QUE ME ACONTECIA.

SEMPRE FUI CUIDADOSA COM A MINHA SAÚDE, SEMPRE FIZ PREVENTIVOS.

MAS NO MOMENTO EM QUE A MINHA MADRASTA APARECEU COM UM CÂNCER NA MAMA, SE TRATANDO COM UM GINECOLOGISTA A TANTOS ANOS…RESOLVI ENTÃO BUSCAR OUTRAS OPINIÕES. MUITAS DAS VEZES EU TENTAVA ATÉ FALAR DA MINHA DÚVIDA SOBRE ESSE TAL CAROÇO, PARA TER UM APOIO MORAL, A QUEM CORRER…EU DESISTIA, NUMA SITUAÇÃO DESSAS, SER CRITICADA PELA DEMORA DOS EXAMES…É O PIOR QUE VOCÊ PODE ESCUTAR…COMO FAZER SEM DINHEIRO PARA TANTOS EXAMES?! PORQUE NA ÉPOCA ESSAS MESMAS PESSOAS NÃO SE OFERECERAM PARA PAGAR? O ÚNICO MODO ERA FICAVA SOZINHA EM MEU SOFRIMENTO E ANGÚSTIA. QUANDO EU TOCAVA NO ASSUNTO COMO: EU ESTOU COM UM CAROÇO AQUI…NEM TERMINAVA DE FALAR JÁ DISFARÇAVAM OU ENTÃO PIGARREAVAM COMO UM DESDÉM…ALGUMAS ATÉ VINHAM COM PEDRADAS, TIPO: NOSSA! EU TAMBÉM TIVE UM E NÃO FOI NADA! OU ENTÃO: FAZ UM PLANO DE SAÚDE PRA VOCE! OUTRAS NEM ME OUVIA…ME FECHANDO AS PORTAS! FAZEM MUITA QUESTÃO DISSO, DE ME FECHAR AS PORTAS! HOJE MUITAS DESSAS PESSOAS ESTÃO SE APROXIMANDO…E EU A CADA DIA ME AFASTANDO…MUITAS QUERO LONGE DE MIM…OUTRAS POR EDUCAÇÃO…ATÉ RECEBO EM MINHA CASA. QUE DEUS PERDOE A CADA UMA DELAS PELO O QUE ME FIZERAM NO PASSADO, E TAMBÉM ME PERDOE…POR NÃO SABER ESQUECER.

“OCUPAR A CABEÇA, A FÉ QUE AJUDA EM TUDO! USAR O POSITIVO”

Foram quase 15 meses numa dúvida e numa busca incontida, jogava meus joelhos no chão na igreja e chorava…orava e pedia muito a Deus que me desse força e fé! muitas vezes o frei marcos(da paróquia) ficava comigo até tarde na net me dando forças, ele foi muito importante durante esse processo, a religião ajuda e muito, se não fosse a minha fé, a minha igreja…nem sei! no primeiro dia ao inca, frei marcos me acompanhou! O pior era ter que ouvir dessa gente horrível as comparações indevidas, viviam me comparando com alguém que tinha cancer…ou de quem ja tinha se curado, ou de quem não conseguiu sobreviver a doença. Como eu estava muito nervosa me dava uma vontade imensa de mandar muita gente pro inferno…ou até mesmo para um certo lugar!!! alem de não me ajudarem so atrapalhavam…fiquei sem me alimentar…sem dormir…sem nenhum prazer em nada…vontade de largar tudo e desaparecer…de não sair mais de casa e somente trabalhar dia apos dia…resolvi ocupar o tempo vago para não pensar em desistir, fazia cabelo nos finais de semana, dava aulas 3 vezes na semana no período de 6 horas, costurava a noite, dava aulas na igreja aos sábados…limpava a igreja nas horas vagas…tudo para ver o tempo passar mais rápido..até o resultado sair!!! A agonia é grande!!! era horrível ouvir a  falta de sabedoria de uns, ignorância de outros…de amigos que nada entendiam…gente que não me dava segurança alguma em nada! nem na amizade e nem na palavra sincera! a unica coisa que eu realmente queria era buscar a opinião de um médico…era a certeza que somente eles poderiam me dar e o Inca me deu! Os médicos me deram também segurança, amizade, paciência!

Por isso faço aqui a minha pequena homenagem...aqueles que realmente merecem e ainda merecem,  como também aos outros profissionais da medicina, que são muitos…principalmente o que para mim foi o principal que são os assistentes sociais e suas palestras que nos dão a total confiança de continuar o tão dificil tratamento, e que aqui são representados por colegas da área médica...e aqueles que com toda a paciencia participa e sente de perto o que passo…e comemora comigo as vitorias que são muitas… e juntas chora comigo quando sinto ser derrotada pela medo e nem sei de onde encontro forças para lutar contra esse medo…! como minha irma neinha (ela quem me leva ao INCA e que cuida e sofre ao meu lado calada aturando o meu mau humor), frei Marcos, frei Alex que oram sempre por mim nas missas, minha sobrinha dany(quem não me deixa faltar nada, e compartilha de tudo ao meu lado), meu amigo e compadre mauro (larga tudo na madrugada e me leva de carro ao inca), meus filhos pablo e lucas…que estão a cada dia mais malcriados e mau humorados, pois preferem não acreditar que eu tenho um câncer e que vou me tratar pelo resto de minha vida(revezam nas noites mal dormidas para me ajudarem durante a noite e mesmo assim meu filho Lucas passou de ano), minha irma nadia, minha sogra(a quem eu chamo de mãe) minha amiga ana que me acompanha e que ficou ao meu lado desde o inicio(cuidou de mim com a fé e palavras amigas de conforto e carinho, antes, durante e depois da doença), minha mãe que já passou por isso e reza por mim, as amigas lídia (que me acompanhou na primeira biópsia e nos suprimentos financeiros) e fátima(sempre presente nas orações e num gostoso colinho), e minha alunas que oram por mim  (e que esperam com paciência a minha recuperação) obrigado gente! que Deus esteja sempre com voces…iluminando o seus passos!

ELAS CONSEGUIRAM! E EU TAMBÉM VOU!

Quando cheguei ao Inca dia 12 de outubro de 2011 com um encaminhamento nas mãos, passando por uma triagem e uma carinha triste, medo…insegurança do que eu teria que aguentar levando alguns exames ate mesmo exames antigos( que foi tudo jogado fora) e minha vida começou ali…com uma bateria de novos exames 2 dias depois! foi tudo muito rápido e com muitos médicos até o dia 11 de dezembro, onde fui operada e muito bem tratada, passei bem, foi uma operação tranquila e sem dor…

No dia 26 de janeiro de 2012 voltei a ser operada, para retirada das células sentinelas das axilas do braço direito…e passei bem, foi tudo muito tranquilo. Deus nos da confiança, agradeço muito a Deus pelas lutas e pelas Vitórias!

Hoje confesso que doeu muito ter que cortar os meus lindos cabelos ruivos! Doeu muito mais do que perder um de meus seios! Os seios eu reponho em um dia…mas meus cabelos de 80 cm…somente daqui uns 5 ou 10 anos terei meu cabelo de volta! Hoje ele esta curtinho, já me acostumei gente, como diz minha mãe…mas e daí? cabelo cresce! (essa na foto abaixo gente….SOU EUZINHA)

O seio? muita gente me pergunta pelo seio ou pelo cabelo…acho que a maioria das pessoas nem estão aí para o tratamento, ou como me sinto, estão mais preocupadas com a estética.

Quanto ao seio, farei uma reconstrução daqui uns meses…a vida é mais importante, a saúde é tudo! O tumor foi totalmente retirado de mim. O importante para mim é o que penso e o que sinto. Para falar a verdade nem to aí para seio ou para cabelo, já superei isso. Com saúde você consegue a fé, amor, alto estima, trabalho e felicidade, e quem sabe…muito o mais!

HOJE É DIA 28/02/2012, MEU ANIVERSÁRIO DE 50 ANOS…MINHA IGREJA, MINHA FÉ!

Apenas espero pela quimioterapia…e bons resultados! depois eu volto aqui para terminar meu blog! E contar como estou…

…………………………………….

NASTENKA NO INCA

————————-

Eu com as meninas lindas da quimioterapia…anjos!

NASTENKA COM AS ENFERMEIRAS DO INCA

 

Eu (Nastenka) na radioterapia

GENTE…HOJE É DIA 25/05/2012, E ESTOU NA TERCEIRA QUIMIOTERAPIA…CAREQUINHA!

A GALERA DO INCA…MINHA SEGUNDA CASA NO MOMENTO

POIS SAIO DE CASA AS 5:30 DA MANHA E SÓ VOLTO LÁ PELAS 20 HRS…É MOLE?!

ABAIXO OS MELHORES MÉDICOS DE INCA…MINHA HOMENAGEM A CADA UM QUE ME ATENDEU E AINDA TRATA DE MIM…COM ATENÇÃO, PACIÊNCIA, CARINHO E CUIDADOS!!

MÉDICO-TOCOGINECOLOGISTA DIEGO TRABULSI LIMA(inca):   foi o primeiro a me examinar no inca…me olhando bem dentro dos meus olhos junto com uma estudante bem curiosa e interessada a aprender, foi muito atencioso, sincero e totalmente amigo. senti nele uma ser humano abraçado ao médico…coisa de dom…presença de Deus na profissão. Me senti segura nas mãos dele. considerado pelas outras pacientes uns dos melhores do inca.

MASTOLOGISTA FABIANA TONELLOTO(inca): , sincera, por mais que ela pusesse a profissão na frente, seus olhos eram de uma mulher preocupada…foi muito fofa comigo! mesmo dizendo para mim que eu teria que retirar toda a mama direita…me perguntou se eu queria fazer a reconstução no dia da operação, retirando da minha barriga ou dos quadris onde tenho mais carne(da minha bunda não…pois eu nem tenho muita bunda…se eu tirar fico sem nada!!!) eu respondi que não, prefiro esperar o final do tratamento…ela me deu razão quando optei pela reconstrução mais tarde e sem pressa, vou seguir o seu conselho e fazer a coisa certa… depois do tratamento, depois de ficar totalmente curada, sem o câncer no meu organismo… fico com meus seios novos e uma barriguinha nova!

Aceitei porque confiei nela. Ela estudou e ainda vai estudar a vida inteira…para poder nos ajudar.Não deixarei a vaidade falar mais do que a minha razão!

DOUTORA CIRURGIA ONCOLÓGICA MARCY JUNQUEIRA(inca): me operou e me deu alta, operei na segunda e tive alta na terça, correu tduo bem…tanto que estou aqui homenageando. que Deus abençoe esse grupo muito fofo como profissionais, estudantes, residentes na medicina oncológica.

DOUTOR THIAGO DA SILVA COSTA  (INCA): Foi muito calado durante a primeira e última última consulta, me tratando com muita atenção…antes de me mandar sair (ser dispensada), agradeci e dei um beijinho nele, que me deu um lindo sorriso! táo novinho e tão competente! me receitou a quimioterapia e me mandou ir até a sala de químio marcar para o mais rápido possível, mas ao chegar na sala de marcação ja tinha sido encerrado o expediente, fui para casa tranquila pois a moça da recepção disse para ligar de manha…no dia seguinte o INCA me liga, avisando que o doutor Thiago tinha marcado para mim. tal foi a sua preocupação comigo…um amorzinho…um fofo! que Deus ilumine os seus passos na medicina e faça dele um grande médico, um humano dentro dessa área tão dificil.

ENFERMEIRO FELIPE BORDALLO(inca): minha nossa! muito fofo, explica muito bem e com muita paciência como devemos agir em casa com o dreno, me fez o primemeiro curativo e me…conversamos e foi muito amigo, nunca vou me esquecer do que ele me falou: daqui uns meses…voce vai voltar a dançar e ser a top model das propagandas do inca…rsrsrs, lindo e muitos beijos pra voce felipe! nós pacientes queremos e precisamos muito de gente que faz! assim como voce!

TÉCNICA EM ENFERMAGEM (inca): NATHALIA ALCANTARA,  muito fofa ela, alegre e fazia com que a gente não tivesse nenhum medo…ajudava e nos orientava, brigava quando necessário porque eu fazia muitas artes…ela pos um apelido em mim, RAPONZEL…pelas minhas tranças…beijos linda e continue assim!

ENFERMEIRA ANNE KARIN M.MOTA(inca): parabens por existir…cuidou de mim na recuperação…no leito! me dava os remédios de hora em hora e sempre muito preocupada pela dor que eu sentia…com ela sentia pouca dor. Linda!

SE TOQUE!
NÃO TENHA MEDO SE VOCÊ ACHAR ALGO ESTRANHO NA SUA MAMA…
PROCURE UM MÉDICO E PEÇA UMA ULTRASSONOGRAFIA E UMA MAMOGRAFIA,
NÂO ACREDITE EM “NODULOS, CAROÇOS…CISTOS…”PEÇA SIM UMA ULTRASOM…É UM DIREITO SEU!
TUDO É GRATUÍTO…E DEPOIS DE VOCÊ ESTAR NO TRATAMENTO, VOCE TEM DIREITOS COMO AO VALE SOCIAL E VALE TRANSPORTE PARA VOCÊ E O SEU ACOMPANHANTE.(CASO VOCES MOREM LONGE)
ALÉM DE TODA A MEDICAÇÃO, ATÉ O FIM DE SEU TRATAMENTO.
BUSQUE OS SEUS DIREITOS! A VIDA É SUA!
A MAMA É SUA, O CORPO É SEU! DEUS NÃO CRIOU VOCÊ COM ESSA DOENÇA, NÃO DESISTA! A BELEZA ESTA NA SUA FÉ E NO SEU “SIM”!

VOCÊ TAMBÉM TEM O DIREITO DA RECONSTRUÇÃO (UMA PLÁSTICA OU PRÓTESE DE SILICONE) ATÉ MESMO NO DIA DA SUA CIRURGIA VOCE PODE TER UM NOVO SEIO, (será uma mulher turbinada)! OU DEPENDENDO DO SEU CASO DEPOIS DE 2 ANOS VOCÊ VAI TER O TEU SEIO RECONSTRUÍDO E LINDO! ATÉ MENOS MENINA! VAI DEPENDER DO SEU CASO, POIS CADA CASO É UM CASO…CONFORME O SEU TRATAMENTO.

CONFIE…VÁ EM FRENTE SEM MEDO DE SER FELIZ, BUSCAR AJUDA NUM POSTO DE SAÚDE MAIS PRÓXIMO DE SUA CASA. COM SAÚDE TUDO VALE A PENA!
A VIDA É SUA!
O CÂNCER DE MAMA DETECTADO AINDA NO INÍCIO…TEM CURA!
SEJA FELIZ E ABRACE ESSA CAUSA COMIGO…COPIE, SALVE E COLE NO SEU BLOG! REPASSE PARA OUTRAS MULHERES!

O câncer de mama é uma das enfermidades que mais afetam o psicológico da mulher. Ser vítima deste tipo de doença significa sofrer mudanças na estética e na percepção da sexualidade.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima-se que o número de casos de câncer de mama no Brasil em 2008 esteja em cerca de 49.400. Entre mil mulheres, 51 correm o risco de passar por esse problema.

 “Esta doença é causada por múltiplos fatores, como hereditariedade, dietas desorientadas, oxidação de hormônios, sedentarismo, obesidade e ausência de amamentação”, explica Marcelo Alvarenga Calil, diretor clínico do IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer).

Sabendo das principais causas deste mal, prevenir fica mais fácil. Dietas pobres em gordura animal, prática de atividades físicas, não aderência a alguns vícios, entre eles, o fumo, e ter acompanhamento médico freqüentemente colaboram para a prevenção. Como a incidência da doença é rara antes dos 40 anos, é indicado que depois desta idade se faça a mamografia com freqüência, segundo orientação médica.

“O tratamento que visa a cura é o cirúrgico, mas também há radioterapia e quimioterapia, que apresentam bons resultados. É importante lembrar que quanto mais precoce for feito o diagnóstico, melhor a chance de cura. O auto-exame também é uma boa arma para as mulheres. Um nódulo com dois centímetros pode ser palpado facilmente”, explica o especialista.

O quanto antes a cirurgia for feita, mais conservadora e menos agressiva ela será. Em alguns casos, a mutilação da mama não é necessária, mas é preciso tirar os tecidos saudáveis que ficam em volta do tumor. Caso contrário, essas células poderão gerar câncer novamente.

Na hipótese de ser descoberto muito tarde, o câncer se prolifera e atinge o organismo, em um processo chamado metástase. A cura é praticamente impossível nestes casos, pois o câncer causa focos em outros órgãos.

Seus direitos:

Além de enfrentar a doença, muitas mulheres com câncer de mama ainda se deparam com a falta de cumprimento das leis. Mas essa semana, dia 29, finalmente entrou em vigor a lei que garante às mulheres acima de 40 anos o direito de realização de mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Antes, elas eram feitas apenas com indicação médica.

Conforme o Ministério da Saúde, a mamografia pode ser utilizada para rastreamento ou para diagnóstico do câncer de mama. O rastreamento ocorre quando mulheres sem sintomas do câncer são chamadas para se submeterem à mamografia, ou seja, sem que antes tenha sido detectado um nódulo mamário. O exame diagnóstico, por sua vez, é realizado depois da suspeita do nódulo, isso pela própria mulher ou durante o exame clínico.

Caso a suspeita se confirme, saiba que, por direito, a mulher com câncer de mama pode recolher os medicamentos necessários gratuitamente para o tratamento. E se a paciente tiver que se submeter a cirurgia para a retirada do tumor ou mesmo de partes do seio, a mastectomia, a cirurgia plástica reparadora é obrigatória pelo Sistema Único de Saúde, conforme a lei n.º 9.797/99. O mesmo vale para os planos de saúde, que são obrigados a oferecer a cobertura, neste caso a lei é nº 10.223/01.

Mulheres submetidas a mastectomia que tenham dificuldades para dirigir também podem ter a isenção dos impostos IPI, ICMS e IPVA na compra de carros. “Primeiro se faz necessário a troca da Carteira de Habilitação Comum pela Especial que poderá ser requerida em uma clínica médica credenciada pelo DETRAN. Posteriormente, a paciente deve passar por uma junta médica do DETRAN e com o laudo médico em mãos requerer as isenções”, explica Claudia Nakano, advogada especializada em Direito de Saúde.

Além disso, se for comprovada a incapacidade de trabalho, a advogada afirma que mulheres com câncer de mama podem requerer o auxílio doença e ainda o saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo e Serviço).

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres devido a sua alta freqüência e, sobretudo, pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção de sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Este tipo de câncer representa nos países ocidentais uma das principais causas de morte em mulheres.

Por Juliana Lopes

“Já no caso de transporte gratuito, a lei é estadual. Desta forma, cada Estado tem a sua própria legislação. Em São Paulo, as pessoas com câncer têm o direito a usar o transporte gratuitamente”, acrescenta.

…………………………………………………….

DÉBORA MISMETTI
DA EDITORA-ASSISTENTE DE SAÚDE

Um estudo com mais de 10 mil pacientes com câncer de mama mostra que o uso de radioterapia após a cirurgia corta pela metade o risco de volta do tumor em dez anos.
Apenas 30% dos cânceres vêm de genes herdados
A pesquisa foi publicada hoje na revista médica inglesa “Lancet”.
O trabalho, o maior já feito até agora sobre o tema, reúne dados de mulheres que participaram de 17 estudos sobre radioterapia após a realização da cirurgia que conserva as mamas. Uma outra opção é fazer a retirada total.
Após os dez anos da pesquisa, 35% das mulheres que não fizeram radioterapia sofreram uma volta do tumor.
Nas que fizeram o tratamento, 19% voltaram a ter a doença em algum momento.
Segundo os autores, o trabalho mostra que a radioterapia reduz a mortalidade por câncer de mama, porque mata focos microscópicos do tumor que podem causar sua volta ou uma metástas.

……………………………………………………….

http://www.cancerdemama.com.br/

http://www.dietalight.net/

Dieta para câncer de mama: veja quais alimentos que podem prevenir esta doença

Câncer de mama é uma doença que pode ser evitada, se tomados alguns hábitos importantes, principalmente relacionados com a alimentação.

Vários estudos comprovaram o efeito de alguns alimentos na prevenção do câncer de mamaMulheres asiáticas possuem baixos índices de câncer de mama, comparados com as mulheres ocidentais. Este fato está diretamente relacionado com a alimentação destas mulheres.

O consumo de alimentos ricos em gordura, especialmente gordura animal, aumenta o risco ao desenvolvimento de câncer.  Uma alimentaçào com alto teor de gordura, aumenta a quantidade de estrógenos (hormônio feminino) no sangue. Os estrógenos “alimentam”o tumor, portanto, quanto maior a quantidade deste hormônio no sangue, maior é a força do câncer de mama.

Alguns alimentos também oferecem benefícios à mulher, um exemplo é asoja, que contem fito-estrógenos, que são compostos naturais que ajudam a atenuar os efeitos os estrógenos humanos, ajudando a reduzir o risco do aparecimento de câncer.

Para prevenir qualquer tipo de câncer, a alimentação deve conter baixo teor de gordura e ser baseada em frutas frescas e vegetais, pois possuem vitaminas antioxidantes A, C e E que ajudam a neutralizar os radicais livres, moléculas que podem  causar o câncer, conter produtos a base de soja e alimentos integrais (fontes de fibras).

O consumo excessivo de álcool, o cigarro a obesidade e o sedentarismo também podem aumentar o risco de desenvolvimento do câncer de mama.

“ALGUNS TELEFONES IMPORTANTES:”

INCA- triagem -tel: 3207-3880

ouvidoria: 3207-3937/3207-4061

serviço social: 3207-4091

outros centros de tratamentos de câncer de mama no rio de janeiro

centro: hospital dos servidores do estado tel.-2291-3131  santa casa da misericordia do rj: tel- 2233-3688/22334840

leopoldina: hospital geral de bonsucesso: tel- 3977-9500/3977-9502

clementino fraga filho -ilha do fundão: tel-2562-2010

mario kroeff: tel- 3976-9696/2136-9696 info@mariokroff.org.br

niterói: hospital universitario antonio pedro: tel- 2629-9000(geral) 2629-9408/9409-9421(secretaria)

O QUE VOCE DEVE LEVAR PARA O TRATAMENTO EM UM DESSES HOSPITAIS ACIMA: CPF, IDENTIDADE,ENCAMINHAMENTO DO SEU MÉDICO, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, (TODOS OS SEUS ÚLTIMOS EXAMES, RESULTADO DA ULTRA E MAMOGRAFIA, E PEDIR AO SEU MÉDICO JUNTO COM O ENCAMINHAMENTO O PEDIDO PARA O LABORATORIO DE ONDE VOCE FEZ A BIÓPSIA PARA O PEDIDO DA LAMINA E BLOCO DA BIÓPSIA(SEM ISSO O HOSPITAL NÃO FAZ A FICHA.)

Sobre Nastenka

Sou uma mulher feliz! Tenho tudo o que amo perto de mim, minha dança, meus filhos e meus bichos...e alguns amigos verdadeiros! Tenho opinião própria, nunca vou atrás de ninguém. Sou amiga e companheira de todas as horas. Reconheço que tenho um gênio insuportável. Sou ciumenta, o que é meu é so meu rsrsrs Quando quero algo, luto e brigo para conseguir! Não sou acomodada! Não costumo ficar de olhos abertos sonhando. Se eu sonho é com os olhos fechados. Adoro trabalhar e faço o que eu amo fazer! Dançar, fazer cabelo,costurar...deixar a mulher mais bonita! Odeio gente mal amada que vive reclamando da vida e nada faz para melhorar! Odeio gente falsa! Talvez por se sincera, muita gente me detesta...mas nem estou aí para essas pessoas...sou autentica. Estou sempre sorrindo e de bem com a vida, tenho minha fé e Jesus comigo. Eu vivo! eu danço! eu canto! Adoro ler e escrever... Acredito na reencarnação. Acredito em Deus...e que sem Ele nada sou. Amo a vida, meus bichos e meus filhos...por eles sou capaz de tudo. Ainda busco um homem que seja um príncipe e que não vire um sapo, se um dia esse homem aparecer...vou até ele sem sentir nenhuma vergonha, afinal de contas gente...estamos no sc.21, a mulher esta mais corajosa e sem medo de ser feliz ou buscar a sua felicidade e o seu prazer... Sou assim...e muito o mais...o resto é segredo, não tente me descobrir porque nada vai conseguir, na verdade gente...sou um mistério!
Esse post foi publicado em saude e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

20 respostas para NASTENKA NA CAMPANHA CONTRA O CÂNCER DE MAMA!

  1. rosemary disse:

    maravilhoso trabalho!
    me orgulho de ser sua ginecologista,
    de te-la como minha paciente!
    voce esta em alerta e que isso faça com que muitas mulheres
    olhem para essa causa!
    voce celinha é uma mulher que faz!
    sempre me surpreendendo!
    beijos

  2. Camilla disse:

    Realmente é uma prova de superação, te conheço há anos e sei que você tem muita garra e determinação de enfrentar quaisquer sejam os problemas. O importante é seguir sempre em frente, sem ligar para o que os outros pensam. Tenho orgulho de te conhecer, e de ser a sua amiga. Beijos, celinha!!!

  3. Danielly disse:

    Uma excelente fonte de informação sobre o câncer, parabéns pela iniciativa de escrever sobre o assunto, informação nessas horas ajuda a esclarecer muitas dúvidas. Continue com essa força, fé em Deus e nos médicos que tudo irá se resolver. Vc está no melhor hospital para este tratamento! Bjos

    • nastenka disse:

      Pois é dany…voce é minha sobrinha, tem me dado mais do que a força e apoio.
      familia é tudo nesse precioso e delicado momento.
      quando penso em fraquejar…por alguns segundos, me lembro de meus filhos,
      dos olhos de lucas cheio de duvidas e medo de me perder e da revolta do pablo,
      ai é que vem la de dentro a minha força…
      acho que Deus permanece dentro de mim de me levando pelas mãos de tal maneira e
      grandiosidade que me faz sentir uma mulher cheia de coragem e determinação.
      Afinal…sou uma santiago…filha de Adherbal!
      Sei que onde papai esta, ele se orgulha de mim!
      beijos

  4. marília disse:

    celinha, foi muito bom saber que você com esse blog pode ajudar tanta gente.
    parabéns e fé, nunca falte e nem desanime em nenhuma tratamento.
    vá até o fim, pois você já é uma vencedora.
    beijos.

  5. nath disse:

    Quando voce me deu o endereço do blog
    achei que seria apenas mais um blog, me enganei celinha!!!,
    voce fez uma linda homenagem e me emocionei muito.
    obrigada em nome de todos aqui do inca.
    beijos e continue asim, na força e na fé.
    esqueça o passado e viva o presente pensando sempre
    num lindo e grandiosos futuro cheio de saúde e paz.

  6. luciane silva disse:

    só nós sabemos o que é enfrentar essa doenca.Deus tenha piedade de nós.Amém.

    • nastenka disse:

      minha flor, fique na fé e enfrente sim…vc é uma vitoriosa e escolhida de Deus para fazer com que essa doença te sirva como um grande fortalecimento. Edificando voce como uma mulher guerreira! Edificando a igreja!
      beijos e visite o meu face: Celinha Santiago (nastenka)
      beijos minha linda

  7. Maria Aparecida França Menezes de Siqueira disse:

    Você é um ser iluminado! Acredite nisso!! Eu nunca passei por isso, mas com vcs tenho forças pra enfrentar meus monstros que me assombram…Que Jesus te ilumine cada vez mais e que sua fé seja sempre grande pra enfrentar todos os desafios e críticas…Parabéns pelo blog!Bjss

    • nastenka disse:

      obrigado cida…você nem imagina como um instrumento como a internet pode nos ajudar.
      Mesmo com algumas pessoas que vem dar uma espiadinha fazem suas críticas tolas, hoje aprendi que árvore que dá bons frutos…costumam receber muitas pedradas! beijos no seu coração e estou feliz de poder ajudar, é sempre bom estar por dentro desse assunto, isso esta sendo realmente um caso seríssimo! E bom vigiar!

  8. Fatima de Deus disse:

    Celinha, minha professora querida!!!
    Eu acabei de ler seu blog, você já havia feito um leve comentário, mas eu não imaginei que iria me emocionar tanto com seu documentário…você é uma mulher guerreira, Celinha! você não tem noção como eu aprendi com você, não estou falando só da Dança do Ventre não, e sim dessa pessoa de coragem que conheci há 2 meses e meio, mas que muito admiro e tenho muito orgulho de ser sua aluna. Bjs.

  9. Alessandra Faria de Araujo Pita disse:

    Você co certeza é uma pessoa abençoada por Deus, pois ele colocou em seu caminho um anjo que se chama Dr. Antonio Accetta Neto, um profissional que eu tenho orgulho de me tratar com ele á 24 anos. Um médico humano que não faz diferença se você é paciente do SUS ou particular ,pois já me tratei com ele nos dois sistemas e foi esse anjo que também diagnosticou o câncer que a minha avó teve no útero há exatamente 7 anos e como no seu caso também encaminhou ela para o INCA onde fez todo o tratamento e ficou curada. Cada dia mais agradeço a Deus a presença desse super médico na minha vida e na vida de minha família. Parabéns Nastenka pela iniciativa de conscientização de mulheres que como você também podem está passando pelo mesmo problema. Bjs. Alessandra Pita

  10. Nastenka , boa tarde!Abro o computador para procurar informações sobre o Drº. Antonio Acceta e vejo seu forte e lindo testemunho.Acabei de voltar de uma consulta dele, pelo sus, no Hospital Luiz Palmier.A consulta, em princípio,nem era para ser agora, mas por misericórdia de Deus, menos de 20 dias consegui.Muito simples, mas extremamente direto em suas explicações, Drº Antonio conseguiu acalmar meu coração e de meu esposo, que estava comigo.O nódulo no meu seio não é tumor, mas ele me deu a escolha de fazer uma biópsia, pois sabe que situações como essa nos deixam ansiosas.Resolvi fazer,mas já estou glorificando ao Senhor pela vitória e pelos anjos colocados no caminho.Não só ele, mas minha agente de saúde, Sonia Regina, do Posto de Saúde Mde Teresa de Calcutá, que foi incansável e está sempre me ajudando.Que Deus ilumine seu caminho e que seja sempre feliz na sua jornada!

    • Nastenka disse:

      Amada,seja bem vinda.
      Voce esta em otimas mãos. Dr Antonio e nosso anjo.
      Venha esta comigo toda quinta na fundação de artes
      ali no ponto de bus do ze garoto.
      Dou aulas lá para pacientes que passam ou passaram pela doença.
      Gratuito.
      Toda Quinta as 16 hrs.
      Se precisar de lenços, chapeus…me procure

      021 99295-0417

      bjs

Deixe um comentário

