cantoras e cantores do mundo árabe


MUSICA ÁRABE

musica árabe é extremamente sofisticada e complexa.Nos shows de Dança do Ventre e canto, nos países árabes,utilizam-se orquestras que podem ter quatro músicos:durbakista,keyboard,baixo e percussão.Nos shows maiores,a orquestra tem até 70 músicos,com instrumentos árabes,como o Kanun, Mázhar,Míjuez,Alaúde,além de todos os instrumentos da orquestra sinfônica
e instrumentos eletrônicos.
nastenka dançando
Essa da foto sou eu em 2008, Celinha Santiago
” as dançarinas acompanham as batidas do durbak”
Alguns Instrumentos usados na música árabe:
-Durbak- o instrumento que dá base rítmica à bailarina de dança Oriental.
Alaúde- um dos mais antigos instrumentos da música árabe.
-Pandeiro-chamado “Daff-
-Órgão-keyboard- um dos instrumentos eletrônicos usados na música árabe,além da guitarra,baixo e bateria.
ALGUNS CANTORES ARABES FAMOSOS
de (1904 a 1975)
Oum kalthoum- a mais importante cantora árabe de todos os tempos. Apesar de já ter falecido, tem uma “onipresença” em todos os países árabes , notável até os dias de hoje. Sua potente voz quebrava os microfones na sua época,e suas interpretações dramáticas, fortes do amor perdido, nos emocionam até hoje.Todas as bailarinas árabes que se prezam tem que dançar ao menos uma música de Oum Kholtoum nos seus shows
-Sabah –  cantora libanesa,muito querida ,com canções leves, quase ingênuas. Começou a carreira no início do século passado,tem participações em filmes preto e branco!Atualmente ainda se apresenta, no Egito e outros países árabes. Suas roupas eram famosas: dizem que ela usava vestidos inteiramente bordados com pérolas verdadeiras e topázios
-Fairuz-  Conhecida nos países árabes como a “Princesa da música árabe”,tem voz de soprano e uma qualidade de interpretação que agrada muito aos ouvidos ocidentais,além de seus fãs árabes
-Farid El Atrash-  cantor, compositor e músico,e ator,com composições clássicas, eternas.Seu namoro com a bailarina Samia Gamal foi famoso.
-Uadia Assáfe- Importante cantor e compositor libanês,autor de clássicos da música árabe
-Abdel Halim El Hafez- o grande cantor compositor Egípcio, tem músicas clássicas com duração de quase uma hora,utilizando orquestras com 60 músicos que ele regia,que são consideradas eternas.
-Georges Uasuf- é conhecido por cantar as músicas clássicas de Oum Kholtoum é um dos maiores artistas árabes de todos os tempos, escutar Georges Uasuf é se emocionar, sua voz e interpretação causam impacto ,inesquecível
-Kázem Esséher-  cantor iraquiano, da atualidade,de voz suave e marcante e interpretações profundas e carismáticas
-Maiada El Henewa-  tem um a voz de soprano lindíssima,interpretações com sentimento e graça
-Ahmad Adawya-  Egípcio,é um dos mais importantes cantores e compositores para bailarinas, fez muitas canções especialmente para a dança.
-Maiez El Biah-  cantor libanês muito popular
-Noal El Zoghbi-  um dos expoentes da nova geração de cantores libaneses.
-Ualid Tufik-  libanês,que devido ao seu sucesso, vive no Egito,aonde,além de cantar, atua em filmes.
-Warda El Jazairia-  cantora algeriana com muitos super sucessos da música árabe, como Betwanes Bik
.
-Mél-hem Barakát-  Chamado de “musicar”,pelos árabes:cantor,compositor e arranjador.
-Ghassan Saliba-  também procura honrar as tradições da música árabe,cantando no estilo clássico.
-Samira Tufik-  procura cantar sempre músicas da arábia ,beduína, khalige.
Veste roupas típicas árabes, e é a Sâmra (morena) querida dos árabes.
e nos dias de hoje…surgiram muitos cantores de musicas pop-árabe.
Aqui no brasil com a novelas como “O clone” da Glória Peres, as musicas árabes ganharam a simpatia dos brasileiros e viraram moda, muitas delas eram tocadas nas rádios e danceterias…acredite! muita gente passou a ouvir mais e mais…
“Suzanne Tamim”

Ela era belíssima, uma das mais belas do mundo, ela estava no auge de sua carreira, famosa, cativante, cheia de vida…mas foi brutalmente assassinada!
Suzanne Tamim (23 de setembro de 1977 – 28 de julho de 2008) foi uma cantora libanesa que chegou à fama no mundo árabe, depois de ter ganho o primeiro prémio no estúdio El popular programa de televisão Fan em 1996.
Tamim foi encontrada morta em um apartamento na Marina de Dubai em 2008. Em 2 de setembro de 2008, o deputado e empresário egípcio Hisham Talaat Moustafa, no Cairo, foi detido e acusado de pagar um assassino ter matado Tamim. Em 21 de maio , 2009, ele foi considerado culpado de seu assassinato e foi condenado à morte por enforcamento, no Cairo.

cantora libanesa cantora libanesa

Suzanne Tamim não morreu em um acidente, pelas drogas, alcool entre outros vícios, foi assassinada com requinte de crueldade indescritível,quanto ao mandante e ao executor só lhes restam o esquecimento, já a belíssima e talentosa Suzanne Tamim permanecerá na memória, uma estrela que não perdeu sua luz e sim que foi destruída…mas que a luz do seu trabalho, de sua rápida passagem possa incentivar outras cantoras á brilharem no universo da música.

“Haifa Wehbe”

famosa cantora libanesa Haifa WehbeHaifa Wehbe

cantora libanesa

Haifa Wehbe

Haifa Wehbe começou a sua carreira aos 16 anos, conta Frances Harrison, correspondente para a área de assuntos religiosos da BBC, tendo ganho o concurso Miss Sul do Líbano. Apesar de pouco conhecida no Ocidente, é famosa no Médio Oriente, cantando músicas árabes e pop. Filha de uma mãe egípcia sunita e de um pai libanês xiita, a cantora tem três irmãs, Alia, Hanna e Rola, mas perdeu o irmão na guerra em 1982. Foi casada, teve uma filha, divorciou–se, concorreu a Miss Líbano, trabalhou como atriz e modelo, apareceu inúmeras vezes na televisão, criou uma linha de design de jóias.

Wehbe é natural do Sul do Líbano e já chegou a ser apresentada como simpatizante de Hassan Nasrallah por causa de uma entrevista que deu à Reuters em Outubro de 2006. “Não há guerras sem razão. Quem a começa é o agressor e eu não penso que tenhamos sido nós a começá-la”, disse a cantora libanesa, referindo-se à guerra que eclodiu entre Israel e o grupo armado xiita Hezbollah depois do rapto de dois soldados israelitas a 12 de Junho daquele ano.

“Nancy Ajram Nabil”

cantora libanesa popnancy ajram cantora pop libanesa

No universo musical ela é belíssima, uma estrela, carismática, amada e solidária, esta é a cantora Nancy Ajram.

Nancy Ajram Nabil nascida em 16 de maio de 1983) é uma multi-platina cantora libanesa e Embaixadora da Boa Vontade para a UNICEF. Em 2007, Ajram tinha vendido mais de 30 milhões de registros ranking 3a melhor artista feminina que mais vendeu na história do Líbano. Ela lançou sete álbuns de estúdio até a data e apareceu em vários vídeos musicais e comerciais.
Ela participou dos festivais mais importantes árabe e ganhou vários prêmios, o mais importante o 2008 World Music Award de melhor artista-seller Médio Oriente, o mais jovem vencedor WMA árabe até à data.

De família católica ortodoxa, Nancy começou a cantar aos oito anos de idade. Em 1995, com então 12 anos, ela ganhou um concurso infantil televisivo chamado Noujoum Al-Moustakbal (Estrelas do Futuro) ao interpretar uma canção de Umm Kulthum  , mas somente aos 18 anos ela iniciou efetivamente sua carreira de cantora, com o álbum Mihtagalak (Eu preciso de você). O sucesso, no entanto, só veio mesmo no ano 2000 com o álbum Sheel Oyoonak Anni (Tire seus olhos de mim).

Entre 2002, Nancy conquistou mais sucesso com o hit Akhasmak Ah(Vou enloquecer você), não só pela música, mas também pelo sensual videoclipe veiculado (que causou o maior bafafá nas arabias), e em 2004 veio a consagração com o hit Ah We Noss (Sim, com certeza). Em 2005, ela se tornou a primeira e única garota-propaganda da Coca-Cola no Oriente Médio e em todo mundo árabe.

Duvido que aqui mesmo no Brasil as  “dançarina do ventre” não tenha ouvido alguma música de 

Nancy Ajram!

“Elissar Zakaria Khoury”

cantora libanesa romantica

Elissa nascida em 27 de outubro de 1971, em Deir el Ahmar, Líbano, conhecida como Elissa é uma cantora libanesa ganhadora de vários prêmios internacionais. Ela é uma das cantoras mais conhecidas no mundo árabe e é considerada um dos melhores artistas em venda no Oriente Médio.

Famosa por seu estilo passional de música vocal e capacidades únicas, Elissa é muitas vezes referida como a “Rainha do Romance” e “Rainha dos sentimentos” . Elissa foi o primeiro músico libanês a ganhar o World Music Award em 2005 e 2006 por melhor venda de álbuns no Oriente Médio.

Católica, formada em Ciência Política na Universidade Libanesa, é hoje uma das vozes mais conhecidas da música árabe.

“Myriam Fares”

cantora libanesa pop

cantora arabe pop No universo musical ela é belíssima, sensual, talentosa e esta no auge do sucesso, a charmosa e carismática Myriam Fares.

Myriam nasceu em Kfar Shlil, uma pequena aldeia no sul do Líbano, perto da vila Kafarhatta.
Myriam Fares teve aulas de balé desde os cinco e nove anos de idade ganhou o primeiro lugar na Tele Liban (Al Mawahib Al Saghira), em dança oriental. Ela registrado no Conservatório Nacional de Música e estudou musicologia por quatro anos.
Aos dezesseis anos, Myriam participou no Festival Song Libanês, onde ela ganhou o primeiro prémio para a nomeação canção público libanês. Aos dezessete anos, ela participou de el Fan Studio 2000, representando o distrito do sul do Líbano e ganhou o primeiro prêmio.
Aos 21 anos, Fares assinou seu primeiro contrato de gravação com Música Mestre Internacional e lançou seu primeiro álbum, “Myriam”, em 21 de outubro de 2003. Seu videoclipe para a canção “Ana Wel Shouk” se tornou uma dos videos mais pedidos, logo que foi transmitido no local e TV a cabo.
Fares jogada seguinte foi a de filmar seu segundo videoclipe de “La Tis’alni”, dirigido por Salim El Turk.

Temos muitos outros por ai…chegando e ficando em nossas vidas, trazendo alegria e que eu adoro!..

About these ads

Sobre nastenka

Sou uma mulher feliz! Tenho tudo o que amo perto de mim, minha dança, meus filhos e meus bichos...e alguns amigos verdadeiros! Tenho opinião própria, nunca vou atrás de ninguém. Sou amiga e companheira de todas as horas. Reconheço que tenho um gênio insuportável. Sou ciumenta, o que é meu é so meu rsrsrs Quando quero algo, luto e brigo para conseguir! Não sou acomodada! Não costumo ficar de olhos abertos sonhando. Se eu sonho é com os olhos fechados. Adoro trabalhar e faço o que eu amo fazer! Dançar, fazer cabelo,costurar...deixar a mulher mais bonita! Odeio gente mal amada que vive reclamando da vida e nada faz para melhorar! Odeio gente falsa! Talvez por se sincera, muita gente me detesta...mas nem estou aí para essas pessoas...sou autentica. Estou sempre sorrindo e de bem com a vida, tenho minha fé e Jesus comigo. Eu vivo! eu danço! eu canto! Adoro ler e escrever... Acredito na reencarnação. Acredito em Deus...e que sem Ele nada sou. Amo a vida, meus bichos e meus filhos...por eles sou capaz de tudo. Ainda busco um homem que seja um príncipe e que não vire um sapo, se um dia esse homem aparecer...vou até ele sem sentir nenhuma vergonha, afinal de contas gente...estamos no sc.21, a mulher esta mais corajosa e sem medo de ser feliz ou buscar a sua felicidade e o seu prazer... Sou assim...e muito o mais...o resto é segredo, não tente me descobrir porque nada vai conseguir, na verdade gente...sou um mistério!
Esse post foi publicado em cantores de música árabe e egípcia e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para cantoras e cantores do mundo árabe

  1. muito legal viu mas tem uma cantora que eu e minha amiga estamos procurando o nome dela mas como ainda não sabemos entender a lingua muito bem não conseguimos saber o nome dela mas muito legal viu mas minha cantora preferida é Nancy Ajram :)

  2. fabiana disse:

    sem duvidas nancy ajaram e uma otima cantora sempre ouço as musicas dela aprendi gostar depois do meu namoro com arabe … eles adoram ela nacy ajaram

  3. Renata disse:

    Oi Nastenka!
    Muito bacana sua pesquisa. Estou aqui quebrando a cabeça para descobrir quem canta e o nome dessa música: http://www.youtube.com/watch?v=CIhbIdUo7Cc&feature=related
    Disseram que o nome da cantora é Carla (não sei a grafia correta), se puder me ajudar, agradeço muito!
    Abraços e parabéns.

  4. Elayne Cristina disse:

    oi Nastenka..adorei seus comentários sobre as musas das arabias..principalmente quando você citou, na minha opinião, a melhor.. Elissaaaaa…amo as músicas delas…
    Elissa tem uma voz doce, maravilhosa, talento em pessoa..muitos cantores deveriam se espelhar em cantoras como essas citadas acima…principalmente ALGUNS que se dizem cantores no Brasil..não generalizando lógico, pois em nosso maravilhoso país tem cantores e cantoras talentosíssimos que merecem nosso respeito…enfim….escutar Elissa é tudo de bom…obrigada..abraços

    • nastenka disse:

      puxa! acho Elissa linda e ótima cantora.
      uma voz linda e sonora…
      que bom que voce gostou…fique a vo9ntade,
      pra semana vou por outros cantores…
      no momento estou me dedicando mais a parte de minha fé
      nos estudos bíblico do blog…
      beijos amor!

  5. Fernanda disse:

    Olá , eu tenho uma música aqui árabe mais eu queria saber quem canta. Mas num consigo encontrar, porque eu queria baixa la novamente pois a minha foi gravada do meu cd, e ela esta pulando. E eu queria saber se tem como eu enviar a que eu tenho pra você e você ver se conhece a cantora. Obrigada !

  6. Jamile Aziz disse:

    Oi , eu estou procurando dados sobre uma cantora libanesa, de zgharta ou Ehden, chamada Odete Kehde (ou Khado), faleceu nos Estados Unidos e uma filha dela também canta. Ela foi famosa nos anos 40/50. Há uns doi anos encontrei no youtube, mas depois, nada. Por favor, poderia me ajudar?Obrigada

  7. kim disse:

    aprecio muito a musica árabe e gostaria de saber mais sobre as cantoras e cantores e poder baixar algumas romanticas e dançantes tbm ok abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s